O que é o Intraempreendedorismo? Ler artigo abaixo! Intrapreneurship is real?

O que verifico neste artigo, já observei dentro das próprias empresas por onde passei, mas é ainda muito embrionário e informal, é uma aposta que deverá ser mais capacitada e reforçada nas mesmas! Bom artigo que levanta uma questão actual.

“São cada vez mais as iniciativas organizadas pelas empresas para ouvir novas ideias propostas pelos seus colaboradores, e até grupos de trabalho exteriores, que trazem a vontade de surpreender.”

“O intraempreendedorismo tem vindo a ganhar o seu espaço, tão determinante como o do empreendedorismo pois ambos se focam na inovação, no entanto as empresas precisam cada vez mais de se reinventar à velocidade da luz e, como tal, porque não olhar para dentro e só depois procurar fora? “

 

“Estamos perante um modelo diferente de organização: a organização empreendedora que promove o empreendedorismo corporativo ou o intrapreneurship, a estimulação e incentivo às iniciativas propostas pelos próprios funcionários, explorando aquilo que se pode fazer para resolver desafios do mercado. “

 

“São cada vez mais as iniciativas organizadas pelas empresas para ouvir novas ideias propostas pelos seus colaboradores e até grupos de trabalho exteriores, como estudantes académicos, que trazem a vontade de surpreender seja com pequenas soluções úteis e smart, seja com novos produtos disruptivos.”

 

O intraempreendedorismo acaba por ajudar a dar resposta a necessidades das empresas em relação aos clientes, através da mobilização do esforço e ideias de departamentos de I&D de uma empresa, de forma a descobrir novas capacidades de exploração e diferentes possibilidades, muitas vezes inimagináveis pelo cliente. E, por isso, existem essencialmente mais razões para o sucesso desta forma de intraempreender, que nos fazem acreditar no seu sentido.

 

“A experimentação é uma delas, pois alimenta-se sobretudo da produção de protótipos, com base nos quais se podem discutir e avaliar as ideias, não se focando apenas nas que ainda estão em fase de papel, deixando que o intrapreneur faça a sua prova de conceito e com isso reforce a sua capacidade de cativar o interesse e o seu investimento. “

 

“Outra das premissas que faz o sucesso do intraempreendedorismo é a de que a partilha acelera a inovação. À semelhança do que acontece a nível mundial, motivado pelo aparecimento da internet, o ritmo de evolução tecnológica é acelerado exponencialmente pelo acesso e partilha de conhecimento entre investigadores e empresas. A capacidade de visibilidade e emergência de talento dentro das organizações são outros fundamentos que fazem crescer este conceito, até porque as ideias e os protótipos não estão condicionados por temas, e seguem o gosto e paixões dos seus intrapreneurs, levando à exploração do que não está ainda disponível no universo habitual da atividade. “

 

“É caso para dizer que o intraempreendedorismo, através da criação de eventos por parte das empresas, fortalece o espírito empreendedor, o qual é crucial para o sucesso. Para além de dar visibilidade aos estudantes, faz emergir talento escondido dentro das organizações. Somos, inclusive, surpreendidos pela capacidade criativa e de engenharia de colaboradores que não conseguem mostrar essas competências no dia a dia, contrariando muitas vezes o seu estilo pessoal mais introvertido. “
 
 
Fonte:   Artigo e créditos a “

via Blogger http://ift.tt/2kXo7Px

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s